sábado, 3 de setembro de 2011

OS RICOS PORTUGUESES NÃO PERCEBEM NADA DE TEOLOGIA

      Isto há que ter sorte, não só com o país onde se nasce, mas também com o nível de conhecimentos teológicos dos ricos nossos compatriotas. Toda a gente conhece a máxima de Jesus Cristo (que mais tarde foi pelagiado pela Estátua da Liberdade) do “vinde a mim os descamisados, os desprotegidos, os desmembrados, os desnorteados…”; isto é, todos os ‘des’ deste mundo. (será que os desbragados e desbocados também fazem parte deste grupo? Se sim, essa será a minha forma de entrada no reino divino). Segundo a doutrina católica, os ricos gozam na terra e os pobres gozam no céu. (coitados dos pobres que são simultaneamente descrentes...)
      A revista Forbes, que bem poderia chamar-se Hordes, não é mais do que uma  listagem dos mais ricos do planeta, ou seja, dos que têm bilhete directo para uma vida entre as chamas infernais. Alguns dos homens que figuram nesta lista dos que estão a fazer de tudo para passarem uma temporada bem tórrida no post mortem, têm andado a pedir aos governos para taxarem as suas fortunas, numa tentativa desesperada de escapar às chamas; ou seja, querem dar aos pobrezinhos um pouco daquilo que têm.
      O que se passa em Portugal é que os grandes empregadores, os que também fazem parte da Forbes, não estão nada interessados em ajudar a superar a crise portuguesa com o dinheiro dos seus bolsos, aplaudindo a teoria capitalista de que são os mais pobres que têm de dar aos ricos. (...afinal já eram pobres mesmo...é tudo uma questão de hábito: os ricos estão habituados a ser ricos, e os pobres a ser pobres...) Daqui se concluem duas coisas: ou os ricos portugueses não têm medo do encontro com o tio Lúcifer, ou não percebem nada de teologia.
                                                                            *****
      Antes de este rude artigo ter saído a lume (expressão que vem muito a propósito), alguém que não quis revelar o nome informou o autor destas linhas de que ambas as hipóteses estão erradas. O que consegui retirar da sua elaborada teoria foi que a forretice dos grandes patrões lusos se deve ao facto de eles serem uns saloios do piorio, que só quando fossem proprietários do mundo seriam capazes de distribuir umas migalhas. É bem capaz de ter razão, este meu arguto leitor!

(Este artigo foi escrito entre as 5:10 e as 5:30 da manhã de Sábado, 3 de Setembro de 2011, após cerca de cinco horas de sono. Há os que dormem com os anjos, e há os que têm sonhos infernais. Isto é que é serviço público! Publico?)

 Noel Petinga Leopoldo

Sem comentários:

Enviar um comentário